segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Vamos de poesia!

Voltei, depois de quase um ano, e eu não garanto que estarei aqui todos os dias, mas vou tentar postar pelo menos uma vez por semana, e peço desculpas por não ter postado nada durante o ano inteiro, o motivo de tudo foi *VESTIBULAR*. Pois é, tomou conta de todo o tempo que eu tinha, por esse motivo não sei se estarei presente este ano também, mas enquanto eu posso... vamos lá.

Como vocês já perceberam meu blog é meio diversificado, tento postar de tudo um pouco, até porque os posts são sempre voltados a tudo que eu gosto, e hoje vou falar sobre poesia, literatura, periferia...

Faz pouco tempo que eu "conheci" o Paulo Leminski Filho. Desde muito novo ele chamava atenção por sua intelectualidade, e pelo seu modo diferente de escrever poesia, seus poemas eram breves e ele sempre fazia trocadilhos ou brincava com ditados franceses. Paulo foi escritor, poeta, crítico literário, e criou habilidade de letrista e músico. 



No meu aniversário ganhei o livro "Toda Poesia de Paulo Leminski". Fiquei encantada por cada palavra, cada poema, um sentimento diferente em cada verso. Não sei explicar a poesia de Paulo, só sei que me fez refletir muito e pra quem gosta de ler eu indico sem pensar duas vezes. Um dos meus poemas preferidos.

O que quer dizer
O que quer dizer diz.
Não fica fazendo
o que, um dia, eu sempre fiz.
Não fica só querendo, querendo,
coisa que eu nunca quis.
O que quer dizer, diz.
Só se dizendo num outro
o que, um dia, se disse,
um dia, vai ser feliz.

-


Preciso confessar que estou cada vez mais apaixonada pelo Sérgio Vaz, ou será que estou encantada por suas poesias? Que indecisão rsrs. Um homem que diante de muitas dificuldades encontra a beleza em tudo o que vê, suas frases estampam muros e ninguém se incomoda em parar e ler, no meio de tanta gente Sérgio Vaz deixa a sua marca. Fundou em 2000 a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa). Também foi o criador do Sarau da Cooperifa, que semanalmente reúne cerca de 400 pessoas no Jardim Guarujá para ler e criar poesias. Imagina só dar de cara com um verso amarrado em uma bexiga, esse é o Poesia no Ar. Ou ver homens ajoelhados pedindo perdão às mulheres no Dia Internacional da Mulher, esse é O Ajoelhaço. Tão diferente, criativo... E hoje em dia precisamos disso para viver, um pouco de poesia, realidade, palavras bonitas, simples gestos fazem falta.


São raras as pessoas que curtem ler, fazer, ouvir poesia. Ela está viva em cada um de nós, independente da sua classe social, da sua cor, do seu sexo, da sua idade, nada disso importa, o que realmente importa é poder sentir o significado de cada verso que o poeta faz, captar o que ele quer dizer e semear as coisas boas. E aqui vai uma das talentosas poesias de SérgioVaz.


"No caminho do crer e não crer
Vivo na dúvida do milagre
Entre as brumas da uva e do vinho
Sou eu quem destila o vinagre.


Caminho no chão em busca do céu
Num fogo e água que não tem fim



Porque
Não me esforço para acreditar em Deus
Esforço-me para que Deus acredite em mim."

          Sérgio Vaz
É isso gente, espero que tenham gostado e que procurem saber mais sobre cada um deles, e muitos outros. Beijo!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário